Cozinha da Titá

Cozinha da Titá

quarta-feira, 25 de dezembro de 2019

Sericá

O sericá ou sericaia é uma receita originária do Alentejo. E o feito pela minha mãe é o melhor de todos...e a opinião não é só minha. Ela de facto não é a melhor cozinheira do mundo mas no sericá não há quem a bata. Este é um doce muito leve, fofo e delicioso. Embora na receita original seja acompanhado com a ameixa de Elvas, eu prefiro comê-lo polvilhado de canela em pó.
Este ano, este doce alentejano, fez parte da mesa de Natal de transmontanos e foi a minha contribuição para a mesa de consoada da família do meu homem...família essa que já me adoptou!
Tenham um dia de Natal muito feliz!



Ingredientes
250 gr de açúcar
6 ovos
4 colheres de sopa de farinha
1/2 litro de leite
1 colher de sopa de margarina
1 colher de café de fermento
1 casca de limão
1 pau de canela

Preparação
Bater as gemas com o açúcar até ficar um creme esbranquiçado. Acrescentar a farinha e o fermento peneirados, misturar bem e depois acrescentar o leite. Colocar a mistura num tacho e juntar a canela, a casca de limão e a margarina e levar ao lume, mexendo sempre até engrossar ligeiramente. Retirar do lume e colocar numa taça grande e deixar arrefecer. Envolver as claras em castelo.
Colocar num prato ou travessa e levar ao forno a 180ºc por cerca de 30 minutos. Confirmar a cozedura com um palito.
Acompanhar com ameixa de Elvas em calda ou com canela em pó.



Sem comentários:

Enviar um comentário