Cozinha da Titá

Cozinha da Titá

terça-feira, 8 de setembro de 2015

Bruschetas de Salmão Confitado e Creme de Requeijão e Tomilho

Aqui está o resultado do nosso belo prato, preparado a quatro mãos - as minhas e as do meu "home". Pela primeira vez juntos num workshop de cozinha, a trabalhar em equipa.
Esta receita foi confecionada com salmão fresco mas o mesmo pode ser substituído por salmão fumado. Eu adoro salmão fumado mas como o objetivo era elaborar um menu mais saudável...ganhou o salmão fresco.

 Ingredientes (aprox. por pessoa)
50 gr de pão de trigo integral (fatiado)
40 gr de salmão do lombo
20 gr de requeijão
Azeite
Tomilho fresco
Órgãos
Sal e pimenta q.b.

Preparação
Temperar o salmão com sal, pimenta e azeite e reservar.
Torrar as fatias de pão, cortar em pedaços a gosto mas não muito pequenos e reservar.
Colocar o requeijão numa taça, desfazer com um garfo e temperar com sal, pimenta, tomilho, óregãos e azeite. Envolver bem e reservar.
Numa frigideira colocar um pouco de azeite e confitar (cozinhar em gordura, sem fritar, lentamente e a baixa temperatura) o salmão. Deixar arrefecer ligeiramente e fatiar. Reservar.
Azeite aromatizado: Da frigideira onde se confitou, retirar os restos de salmão e juntar dente(s) de alho com casca esmagado e um ramo da erva de tomilho, deixar aquecer e reservar num recipiente. O restante pode ser usado para temperar pratos de peixe.
Pincelar as fatias de pão com azeite simples. Barrar com o requeijão e cobrir com o salmão fatiado. Regrar com um fio de azeite aromatizado.




Sem comentários:

Enviar um comentário