Cozinha da Titá

Cozinha da Titá

sexta-feira, 7 de outubro de 2016

Doce de Tomate

O doce de tomate é sem dúvida um dos meus favoritos. O seu sabor remete-me sempre para a minha infância no Alentejo. A minha avó e a minha tia preparavam-no como ninguém…quando chegava para passar férias havia coisas deliciosas que o meu paladar ainda retém na memória…o doce de tomate era uma delas.
Hoje fui eu que o confecionei, seguindo a mesma receita. Os tomates já não são do Alentejo…são da horta aqui de casa…apanhei os que devem ser os últimos deste ano…escolhi os mais maduros e pus mãos à obra.
Tenham um doce fim de semana!


Ingredientes
1 kg de tomate maduro
400 gr de açúcar
1 pau de canela
1 casca de limão

Preparação
Pelar o tomate (retirar as sementes se preferir, eu gosto com as sementes), cortar em pedaços e deixar a escorrer algumas horas.
Levar o tomate ao lume cerca de 15 minutos e de seguida triturar a gosto com a varinha mágica (eu prefiro encontrar alguns pedaços inteiros). Juntar o açúcar, a canela e a casca de limão. Levar ao lume até ferver e esperar até obter o ponto estrada.
Guardar (ainda bem quente) em frascos esterilizados.



Sem comentários:

Enviar um comentário