Cozinha da Titá

Cozinha da Titá

quinta-feira, 9 de maio de 2013

Bacalhau Gratinado com Molho Bechamel

O bacalhau tem milhares de receitas e até a mesma receita tem inúmeras variantes que podem tornar o sabor do prato totalmente diferente.
Embora o bacalhau não seja um alimento português é um alimento dos portugueses. E os pratos de bacalhau são quase todos deliciosos.
É um peixe difícil de encontrar noutros países - da forma como o consumimos, seco e salgado - lembro-me de procurar quando estava em Atenas para cozinhar um prato português para os amigos de lá e nada, só encontrei mesmo o bacalhau fresco.
Ingredientes (2 pessoas)
2 postas de bacalhau
2 cenouras grandes raladas
4 batatas em cubos fritas
1 cebola fatiada em meia lua
3 dentes de alho laminados
2 folha de louro
Queijo ralado para gratinar
Pão ralado
200 ml de molho bechamel de compra ou caseiro
Azeite


Preparação
Começar por cozer o bacalhau em água com uma folha de louro. Deixar arrefecer dentro da água e depois limpar de espinhas e peles e reservar.
Refogar as cebola, os alhos e o louro no azeite e quando estiverem tenros acrescentar a cenoura ralada e deixar cozinhar alguns minutos. Juntar o bacalhau lascado e as batatas já fritas, misturar tudo muito bem.
Juntar ao preparado o molho bechamel e envolver bem. Colocar num tabuleiro de ir ao forno e cobrir com o queijo ralado e o pão ralado. Levar ao forno a 200º durante 25 minutos ou até dourar.


Sem comentários:

Enviar um comentário