Cozinha da Titá

Cozinha da Titá

sábado, 14 de abril de 2012

Legumes com Cuscuz e Especiarias

Como já se consegue perceber sou uma apreciadora dos costumes orientais, da cultura, da cozinha, da filosofia de vida, podemos dizer que uma apaixonada pelo oriente.
Adoro experimentar sabores diferentes, por vezes sigo receitas originais mas muitas vezes crio os meus próprios  pratos com um toque exótico. Para quem prefere vegetariano (não usar o bacon), este é um prato fácil e muito agradável.

Ingredientes
Legumes variados - usei 1/2 beringela, 1 cenoura, 1/2 pimento vermelho, 1 chávena de cogumelos laminados e 1 cebola
3 fatias de bacon (no caso vegetariano não usar)
Azeite
1 chávena de cuscuz
Cubo de caldo de legumes
Hortelã
1 colher de chá de açafrão
4 cravinho da Índia
Pimenta
Sal

Preparação dos Legumes
Picar a cebola e deixar alourar no azeite, de seguida juntar o bacon em pedaços pequenos, mexer e deixar cozinhar por 2 ou 3 minutos. Cortar em rodelas finas e pedaços pequenos todos os legumes e acrescentar ao preparado anterior. Temperar com o açafrão e a pimenta (sal facultativo no caso de usar o bacon), envolver bem, tapar e deixar cozinhar até os legumes ficarem tenros.

Preparação do Cuscuz
Colocar uma porção de cuscuz num prato ou travessa. Colocar por cima várias folhas de hortelã fresca e alguns cravinhos, reservar. Colocar um recipiente com água ao lume, adicionar à água um pouco de açafrão, alguns cravinhos e cubo de caldo de vegetais e deixar ferver. Cobrir o cuscuz com a água a ferver de formar a ficar tudo coberto e ainda com algum excesso de água, cobrir e deixar repousar por aproximadamente 5 a 6 minutos. Soltar o cuscuz com a ajuda de um garfo.
Juntar os dois preparados.




1 comentário: