Cozinha da Titá

Cozinha da Titá

sábado, 14 de abril de 2012

Legumes com Cuscuz

Como já se consegue perceber sou uma apreciadora dos costumes orientais, da cultura, da cozinha, da filosofia de vida, podemos dizer que uma apaixonada pelo oriente.
Adoro experimentar sabores diferentes, por vezes sigo receitas originais mas muitas vezes crio os meus próprios  pratos com um toque exótico. Para quem gosta de "vegetariano" (não é totalmente vegetariano), este é um prato fácil e agradável.




Ingredientes
Legumes variados - neste caso tem: cenoura; couve-flor; couregete; cogumelos e cebola
Bacon
Azeite
Cuscuz
Cubo de caldo de carne
Hortelã
Açafrão
Cravinho da Índia
Pimenta
Sal

Preparação dos Legumes
Picar a cebola e deixar alourar no azeite, de seguida juntar o bacon em pedaços pequenos, mexer e deixar cozinhar por 3 ou 4 minutos. Cortar em rodelas finas e pedaços pequenos todos os legumes e acrescentar ao preparado anterior, juntar ainda um pouco de açafrão e pimenta (sal facultativo por causa do bacon), envolver bem, tapar e deixar cozinhar até os legumes ficarem tenros.

Preparação do Cuscuz
Colocar uma porção de cuscuz num prato ou travessa. Colocar por cima várias folhas de hortelã fresca e alguns cravinhos, reservar. Colocar um recipiente com água ao lume, adicionar à água um pouco de açafrão, alguns cravinhos e cubo de caldo de carne e deixar ferver. Cobrir o cuscuz com a água a ferver de formar a ficar tudo coberto e ainda com algum excesso de água, cobrir com papel de alumínio e deixar repousar por aproximadamente 5 minutos. Colocar nos pratos os dois preparados e desfrute.


1 comentário: